HISTÓRICO




O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi criado em setembro de 1992, mediante acordo de cooperação cultural e técnica firmado entre a Universidade do Estado da Bahia e a Embaixada do Canadá.

O NEC faz parte da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN), fundada em Curitiba, em 1991, que reúne 16 núcleos de estudos no Brasil, em constante ampliação, sediados em universidades federais e estaduais, majoritariamente.

A linha prioritária do NEC é garantir o intercâmbio entre as culturas Brasil/Canadá, entendendo que as culturas desses países oferecem temáticas variadas para estudos/pesquisas diversos, proporcionando agregar num mosaico multicultural, questões relacionadas a educação, etnias, gênero, linguagem, arte, literatura, entre outras temáticas emergentes que atendam e acolham as diferenças. Dessa forma, o NEC amplia, ressignifica, faz circular o saber e as produções científico/culturais.

O NEC desenvolve atividades de ensino através de cursos de extensão em Língua Inglesa/Francesa. Esses cursos priorizam um público alvo de uma comunidade mais geral, contribuindo com a Universidade no seu papel social de garantir a todos o acesso aos bens e usufrutos culturais, priorizando ações sociais e afirmativas.

O Núcleo também publica, desde a sua fundação, a revista CANADART, que circula em 30 países membros da rede de estudos canadenses. Esta revista assegura a publicação da produção científica de bolsistas brasileiros no Canadá, bem como de relatos de pesquisas de canadenses parceiros desta e de outras universidades, oportunizando uma real visibilização desses estudos/pesquisas.